I SAMUEL 1
Elcana e suas mulheres
1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
Ana roga a Deus que lhe dê um filho
9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
Nasce Samuel e é consagrado a Deus
20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
............................................................................................................................................................
I SAMUEL 2
O cântico de Ana
1 Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação.
O ministério de Samuel
18 Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.
19 E sua mãe lhe fazia de ano em ano uma túnica pequena, e lha trazia quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual.
Profecia contra a casa de Eli
27 Veio um homem de Deus a Eli, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me revelei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, sujeitos à casa de Faraó?
................................................................................................................................................
I SAMUEL 3
Deus fala com Samuel em sonhos
1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.
Samuel conta a visão de Eli
15 Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; Samuel, porém, temia relatar essa visão a Eli.
.....................................................................................................................................
I SAMUEL 4
Os filisteus vencem os israelitas
1 Ora, saiu Israel à batalha contra os filisteus, e acampou-se perto de Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque.
A arca é tomada - Hofni e Finéias são mortos
11 Também foi tomada a arca de Deus, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, foram mortos.
A morde de Eli e da mulher Finéias
18 Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado. Ele tinha julgado a Israel quarenta anos.
..........................................................................................................................................
I SAMUEL 5
A arca, na terra dos filisteus, causa-lhes aflições
1 Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus, e a levaram de Ebenézer a Asdode.
............................................................................................................................................
I SAMUEL 6
Os filisteus enviam a arca para fora da sua terra
1 A arca do Senhor ficou na terra dos filisteus sete meses.
A arca chega a Bete-Semes (até 7:1)
13 Ora, andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale; e, levantando os olhos, viram a arca e, vendo-a, se alegraram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário